QUESTÕES DA AULA PASSADA
+11
Maria cleonice s.Lopes
Suzana F. de Lima Tupan
priscila da silva cabral
Ana Carla
Gilma
apolonia
araci
luciane moura costa
Neli
Silmara
Prof. Mônica
15 participantes
Página 1 de 1
QUESTÕES DA AULA PASSADA
Oi Pessoal,
Vamos debater sobre as questões pendentes da aula passada discutidas a partir da leitura do Cap. 4 do livro do Moran - A educação que desejamos - novos desafios e como chegar lá.
Vamos debater sobre as questões pendentes da aula passada discutidas a partir da leitura do Cap. 4 do livro do Moran - A educação que desejamos - novos desafios e como chegar lá.
questão 17- Não sei bem se deveria responder por aqui!!!
Hello! teacher. Sou a Silmara de A. Xavier, Acadêmica do II período de pedagogia.
Eu fiquei com a questão 17 que diz o seguinte: Quais os pontos principais sobre avaliação que Moran destaca?
R: Bem, de acordo com o que eu li, Moran destaca a importância de se aplicar a avaliação, e portanto, defende: "já que a avaliação faz parte da aprendizagem, ela pode também ser combinada, negociada, personalizada." E que avaliação também pode ser diferente, Tanto virtual quanto presencial, deve ser continuada. ele impõe que avaliar não é apenas um questionário com respostas prévias, deve-se levar em conta a participação do aluno, a sua contribuição para sua aprendizagem, dúvidas comentários críticas e atitudes sobre os assuntos
Eu fiquei com a questão 17 que diz o seguinte: Quais os pontos principais sobre avaliação que Moran destaca?
R: Bem, de acordo com o que eu li, Moran destaca a importância de se aplicar a avaliação, e portanto, defende: "já que a avaliação faz parte da aprendizagem, ela pode também ser combinada, negociada, personalizada." E que avaliação também pode ser diferente, Tanto virtual quanto presencial, deve ser continuada. ele impõe que avaliar não é apenas um questionário com respostas prévias, deve-se levar em conta a participação do aluno, a sua contribuição para sua aprendizagem, dúvidas comentários críticas e atitudes sobre os assuntos
Silmara- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 34
Localização : Ji-Paraná
È ISSO MESMO!
Oi Silmara, é aqui mesmo que vamos debater sobre tecnologia na educação. O que você colocou é super importante, pois o professor deverá sempre discutir com os alunos sobre a proposta de avaliação. E com os usos das NTIC's não é diferente, a avaliação poderá ser feita através de várias ferramentas que as tecnologias digitais disponibilizam, por exemplo os fóruns, que possibilitará ao professor fazer uma avaliação continua do aluno.
Moran destaca a importância de diversificar os espaços e tempos de aprendizagem. O que diz sobre os ambientes virtuais de aprendizagem?
O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula, equipada, que se integra com a ida ao laboratório, dominio técnico-pedagógico,internet, acompanhamento das praticas dos projetos,das esperiências que ligam o aluno à realidade, flexibilizando o tempo e incrementando outros espaços e tempo de aprendizagem.
Neli- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/08/2010
questao 9
tem que ter um bom espaço para se lecionar bem,atividades diferentes para se ter um conhecimento da realidade da escola para isso precisa ter um bo dominio pedagogico.
Última edição por luciane moura costa em Qui Set 16, 2010 7:28 pm, editado 1 vez(es)
luciane moura costa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
questão 11 Moran destaca a importância de diversificar os espaços e tempos de aprendizagem .O que diz sobre a relação escola comunidade?
Na educação básica, quanto mais as escolas se inserem na comunidade, mais todos ganham:alunos professores e a própria comunidade. Hoje, temos, no Brasil, muitas iniciativas de escolas abertas para a comunidade, que procuram as competências no bairro.para que os alunos sejam beneficiados em contatos, visitas, palestras, aprendizagem prática.Mas ainda são projetos pontuais. A escola e a universidade podem integrar -se aos espaços culturais e profissionais da cidade (museus, teatros, quadras esportivas, parques, praças, ateliês, fábricas, cinemas, centros culturais) e assim ampliar sua interação, seu corrículo, suas práticas.
araci- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/08/2010
Qual a importancia da pesquisa na escola? E como fazer com qualidade?
É muito importante para que o aluno tenha um desenvolvimento e conhecimento, buscando na pratica e trazendo para a escola, e orientado pelo professor e supera todas expectativa e alcançar objetivos apartir da descoberta do desconhecido.
Para uma boa qualidade deste aprendizado, o aluno necessita da orientação e do direcionamento do professor, que se torna indispensável para a orientação do aluno.
Para uma boa qualidade deste aprendizado, o aluno necessita da orientação e do direcionamento do professor, que se torna indispensável para a orientação do aluno.
apolonia- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/08/2010
questão 10 > O que diz sobre os ambientes virtuais de aprendizagem?
Moran dia que o professor precisa adquirir a compentência da gestão dos tempos a distância combinados com presencial. O que vale a pena fazer pela internet q que ajuda a melhorar a aprendizagem, mantém a motivação, traz novas experiências para a classe, enriquece o repertório do grupo.
Gilma- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2010
questão 11 Moran destaca a importância de diversificar os espaços e tempos de aprendizagem .O que diz sobre a relação escola comunidade?
Na educação básica, quanto mais as escolas se inserem na comuniodade, mais todos ganham: alunos, professores e aprópia comunidade. Hoje, temos no Brasil, muitas iniciativas de escolas abertas para a comunidade, que procuram as competências no bairro, para que os alunos sejam beneficiados em contatos, visitas, palestras, aprendizagem prática.
A escola e auniversidade podem integrar-se aos espaços culturais e profissionais da cidade( museus, teatrso, quadras esportivas, parques, praças, ateliês, fábricas, cinemas, centros culturais) e assim ampliar sua interação seu currículo, suas práticas, sua inserção social.
A escola e auniversidade podem integrar-se aos espaços culturais e profissionais da cidade( museus, teatrso, quadras esportivas, parques, praças, ateliês, fábricas, cinemas, centros culturais) e assim ampliar sua interação seu currículo, suas práticas, sua inserção social.
Ana Carla- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 36
Localização : Ji-Paraná
ola uma mensagem que achei muito interessante sobre a materia
Nossa formação inicial não contempla a tecnologia, mas buscar atualização depende de nós, educadores. Nâo podemos esperar que os alunos e conformem com as monótonas aulas com quadro-negro, livro didático e muita falação".
priscila da silva cabral- Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 35
Resposta da questão 16
A questão 16 pergunta o que muda no papel do professor com o uso das Novas Tecnologias digitais?
Segundo o que eu li na apostila as tecnologias ajudam os professores a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso, é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar as escolhas, adaptá-las ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.
Segundo o que eu li na apostila as tecnologias ajudam os professores a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso, é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar as escolhas, adaptá-las ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.
Suzana F. de Lima Tupan- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 40
Aula de hoje 23/08/10- A rádio é educativa?
Sim, ela é educativa, pois transmite muitas informações, discussões, mensagens, críticas, intretenimento. E é por ter esta função que ele é um meio importante pra todos nós. A rádio é uma tecnologia que jamais será esquecida, podemos refletir que muitas tecnologias foram chegando ao nosso meio e nossos lares. Por exemplo a tv, computadores, celulares, mp4/5... fora as formas de intretenimento que roubam a atenção da maioria das pessoas, que é os jogos virtuais, meios de comuniação como msn, orkut,twiter e etc. Porém, não deixaram o rádio de lado, ele ainda é uma das ferramentas tecnológicas que todo mundo curti muito ainda. Ele vem aperfeiçoando a cada dia, aprimorando ainda mais seus conteúdos, suas formas de adaptar-se aos novos tempos e procura sempre trazer juntamente com o lazer, as informações mais importantes pra nossas vidas que por sua vez, é o que o torna educativo. Resumindo, o rádio nunca sai de linha!!!
Silmara- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 34
Localização : Ji-Paraná
Re: QUESTÕES DA AULA PASSADA
Reorganização dos ambiente presenciais
Mensagem Maria cleonice s.Lopes em Sex Ago 13, 2010 5:18 am
Minha questão não é essa pois já foi respondida em sala, mas, achei interessante essa parte:
O autor afirma que o foco de um curso deve ser: o desenvolvimento de pesquisa, fazer o aluno um parceiro-pesquisador, pesquisar de todas as formas, comunicar o resultado da pesquisa para todos e para o professor, quanto ao resultado: compara-los,contextualiza-los,aprofunda-los, sintetiza-los, na certeza de reforçar o aprendizado, e ganhar dimensão no conhecimentos.
Maria cleonice s.Lopes
Mensagens: 2
Data de inscrição: 13/08/2010
Mensagem Maria cleonice s.Lopes em Sex Ago 13, 2010 5:18 am
Minha questão não é essa pois já foi respondida em sala, mas, achei interessante essa parte:
O autor afirma que o foco de um curso deve ser: o desenvolvimento de pesquisa, fazer o aluno um parceiro-pesquisador, pesquisar de todas as formas, comunicar o resultado da pesquisa para todos e para o professor, quanto ao resultado: compara-los,contextualiza-los,aprofunda-los, sintetiza-los, na certeza de reforçar o aprendizado, e ganhar dimensão no conhecimentos.
Maria cleonice s.Lopes
Mensagens: 2
Data de inscrição: 13/08/2010
Maria cleonice s.Lopes- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
radio educativa
Para falarmos sobre as rádios educativas é importante fazermos uma reflexão sobre o porque delas existirem. Afinal o rádio nasceu no Brasil com o intuito educativo e cultural e hoje são pouquíssimas rádios que trabalham nesse sentido.
Compreendemos que o rádio é um veículo que tem em si próprio a tradição do popular e que aliado a uma programação educativa pode contribuir muito no processo de resgate da cidadania.
Compreendemos que o rádio é um veículo que tem em si próprio a tradição do popular e que aliado a uma programação educativa pode contribuir muito no processo de resgate da cidadania.
priscila da silva cabral- Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 35
ola silmara
concordo com vc porem acredito que a radio seje educativa,mas ela poderia ter programas mais voltado para a educaçao em si programas explicativos etc .Silmara escreveu:Sim, ela é educativa, pois transmite muitas informações, discussões, mensagens, críticas, intretenimento. E é por ter esta função que ele é um meio importante pra todos nós. A rádio é uma tecnologia que jamais será esquecida, podemos refletir que muitas tecnologias foram chegando ao nosso meio e nossos lares. Por exemplo a tv, computadores, celulares, mp4/5... fora as formas de intretenimento que roubam a atenção da maioria das pessoas, que é os jogos virtuais, meios de comuniação como msn, orkut,twiter e etc. Porém, não deixaram o rádio de lado, ele ainda é uma das ferramentas tecnológicas que todo mundo curti muito ainda. Ele vem aperfeiçoando a cada dia, aprimorando ainda mais seus conteúdos, suas formas de adaptar-se aos novos tempos e procura sempre trazer juntamente com o lazer, as informações mais importantes pra nossas vidas que por sua vez, é o que o torna educativo. Resumindo, o rádio nunca sai de linha!!!
priscila da silva cabral- Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2010
Idade : 35
Re: QUESTÕES DA AULA PASSADA
Atividades nos Ambiente Presenciais Conectados
Mensagem Maria cleonice s.Lopes em Sex Ago 13, 2010 5:35 am
Nesse tópico o autor ressalta, a importância da preparação do aluno para o uso das tecnologias, com a orientação do professor, de como fazer pesquisa na web, orienta-los par que possam econtrar os materiais mais significativos, para a área de conhecimento que vai realizar a pesquisa, ensina-los a distiguir as informações relevantes de informações sem referências. Os alunos se sentirão mais seguros na pesquisa individual e grupal.
Maria cleonice
Mensagem Maria cleonice s.Lopes em Sex Ago 13, 2010 5:35 am
Nesse tópico o autor ressalta, a importância da preparação do aluno para o uso das tecnologias, com a orientação do professor, de como fazer pesquisa na web, orienta-los par que possam econtrar os materiais mais significativos, para a área de conhecimento que vai realizar a pesquisa, ensina-los a distiguir as informações relevantes de informações sem referências. Os alunos se sentirão mais seguros na pesquisa individual e grupal.
Maria cleonice
Maria cleonice s.Lopes- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
Rádio é educativa??
Entendo que para se tornar educativa a rádio necessita ter um programação diferenciada, onde possa reunir música, prestação de serviço, jornalismo informativo, participação de pessoas que possam levar conhecimentos, culturais e educativos, fazendo com que o ouvinte sinta-se interessado, e possa aprender também através da programação da rádio.
Maria cleonice s.Lopes- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
falar um pouco sobre o que a Priscila falou da radio educativa
eu acredito ser sim educativo também pois é através dela que temos varias noticias que acontece em nossa cidade que sabemos somente pelo radio principalmemtenoticias sobre educação, fala também sobre os secretario de educação que inclui muito como esta a nossa educação em nosso municipio bom enfim espero que todos nós possamos a fazer uma programação de radio. abraço...
luciane moura costa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
para professora
vamos tentar fazer todos juntos o roteiro da radio será mais construtivo e bastante interativo pois vc explica muito bem e faz com que todos entendam.Professora vamos discutir um pouco mais sobre a radio educativa. O que vcs acham meninas
luciane moura costa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
16. Qual o papel do Professor com as novas Tecnologias Digitais
Bom dia, sou a Dagna do 1º Periodo,
fiquei com a pergunta 16. O que muda no papel do professor com o uso de novas tecnologias digitais?
Primeiramente os professores devem se adapitar a essas novas tecnologias, e se conscientizar que tera que dominar certos tipos de aparelhos, para passar ao aluno segurança na hora do aprendizado, pois se o professor não estiver preparado para uma aula com ultilização de tecnologias digitais, pode passar aos alunos insegurança em sua aula, e o que jamais pode acontecer no meu ponto de vista, passar incerteza do que esta ensinando em sala de aula.
fiquei com a pergunta 16. O que muda no papel do professor com o uso de novas tecnologias digitais?
Primeiramente os professores devem se adapitar a essas novas tecnologias, e se conscientizar que tera que dominar certos tipos de aparelhos, para passar ao aluno segurança na hora do aprendizado, pois se o professor não estiver preparado para uma aula com ultilização de tecnologias digitais, pode passar aos alunos insegurança em sua aula, e o que jamais pode acontecer no meu ponto de vista, passar incerteza do que esta ensinando em sala de aula.
DAGNA ROBERTA- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 35
Localização : Ji - Paraná
questão 5: Ja foi debatido em sala
Conforme Moran existem 3 etapas para aprendizagem tecnologicas: definir instrumentos, adiquiri-los,e dominar a tecnica pedagogica. apresente as principais discussoes do autor sobre a ultima etapa e relacione com os debates dos videos que assistimos.
Na minha opiniao os professores tem que estar envolvidos com essas novas tecnologias e assim estarão capacitados para passarem para seus aunos uma aula mais dinamica e diversificada
Agora quero a opinião de voces...
Na minha opiniao os professores tem que estar envolvidos com essas novas tecnologias e assim estarão capacitados para passarem para seus aunos uma aula mais dinamica e diversificada
Agora quero a opinião de voces...
Nislaine Clamerick- Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/08/2010
Qual a importância da pesquisa na escola e como fazer com qualidade?
A pesquisa estimula os alunos a serem investigadores, a buscarem em experiências, informações significativas e a analisá-las. Pode ser feita individualmente e em grupo, para teorizar, isto é, compreender o que há de geral naquela experiência particular.
iraci nogueira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
Ola Prof: Até que emfim consegui entrar no fórum, ufa...
Na sua opnião a tecnologia é necessária como diciplina?
iraci nogueira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
Ola NISLAINE, eu concordo com vc.
Acredito que os Professores precisam estar sempre renovando, apredendo novas tecnologia e buscando métodos diferentes, assim podendo interagir melhor com os alunos.Ou seja, fazer com que eles se sentem capazes de evoluir junto, apredendo coisas novas.
iraci nogueira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2010
Qua A importancia da pesquisa na escola? E como fazer com qualidade?
A pesquisa ela pode ser feita individualmente e em grupo, isto é, compreender em geral naquela experiência particular, podendo buscar na pratica, e trazendo para a escola, com a orientção do professor e até podendo superar todas as expectativa, alcançar seus objetivos apartir das descobertas.
leonice mendes- Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/09/2010
Tópicos semelhantes
» O que o professor tem que fazer para ter mais capacidade em sala de aula?
» Sengundo o Autor Otto Peters, o complexo processo de ensino e aprendizagem na educação a distância acontece de forma tradicional do aprendizado, uma vez que é elaborado em sala de aula. Qual a sua opinião sobre o assunto?
» Sengundo o Autor Otto Peters, o complexo processo de ensino e aprendizagem na educação a distância acontece de forma tradicional do aprendizado, uma vez que é elaborado em sala de aula. Qual a sua opinião sobre o assunto?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos